segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Brasil Emergente

O brasileiro é, antes de tudo, um forte.

Equipe: Dyéssica Bittencourt
Nathyelle Curty
Millena Daflon
Rafael Salomão
Professor Mobilizador: Beto Alves
Disciplina: História
Série: 3° E.M.

A República Federativa do Brasil é considerada, em âmbito internacional, uma superpotência emergente, devido a seu contingente populacional e ao rápido crescimento econômico por que tem passado nos últimos anos.
Fatores favoráveis:
Fatores econômicos
O Brasil é a 9ª maior economia do mundo. Nos últimos anos o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2006, o PIB brasileiro atingiu a marca de 1,888 trilhões de dólares passando países como Espanha, Canadá, Itália e França e se aproximando do Reino Unido. As exportações triplicaram em quatro anos de aproximadamente 60 bilhões de dólares em 2002 para mais de 216 bilhões de dólares em 2007.
O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a descoberta em Novembro de 2007 na bacia de Santos. Suas reservas econômicas internacionais estão na cifra de 222 bilhões de dólares. O real se consolidou como uma moeda forte e de intensa atuação na zona latino americana. É um dos maiores fomentadores de atividades (fora os países desenvolvidos) nos continentes americano e africano através do BNDES e empresas públicas e privadas.
Possui empresas de abrangência mundial nos campos petrolífero (Petrobras), exploração mineral (Vale do Rio Doce), construção de aviões (Embraer), siderurgia (Gerdau) e telecomunicações (Rede Globo), o que lhe oferece razoável vantagem em penetração comercial em diversos continentes.
O Brasil é uma das nações G4, que buscam cadeiras permanentes no Conselho de Segurança da ONU.
Fatores geográficos
O Brasil possui a quinta maior população do mundo e também a quinta maior extensão de terra do mundo. O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, contando com cerca de 18% da biota global (2), um litoral de mais de 7.000 km, que permite um fácil escoamento da produção para o oceano Atlântico através dos vários portos existentes no país, e uma diversidade climática que propicia variada produção agrícola e industrial.
Fatores militares
O Brasil nunca passou por um momento histórico que o obrigasse a se militarizar, exceto durante a Guerra do Paraguai, sempre tendo boas relações com todos os países, mas este quadro tende a mudar devido ao objetivo do Brasil de obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único pais da América Latina que domina o uso da energia nuclear. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares. O país também possui um grande número de soldados, já que o alistamento no país é obrigatório, fazendo do exército brasileiro um dos maiores do mundo. O país tem a maior aeronáutica, marinha e exército da América Latina e mantem distinta superioridade em aparatos militares, com exceção na força aérea, onde Chile, Peru e Venezuela possuem relativa paridade devido a aquisições recentes.
Fatores contrários:
Há vários fatores que podem impedir o crescimento brasileiro como gastos públicos altos, burocracia e tributação elevadas. O país tem problemas com a baixa qualidade da educação, infraestrutura não satisfatória, diferenças regionais acentuadas e alta concentração de renda. Além disso, a corrupção política e a violência no Brasil são muito grandes, exigindo políticas mais eficazes no campo social, que ainda não foram concretizadas.
Características do Brasil Emergente:
O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado, isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo, esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que tem como principal finalidade a busca incessante de lucros, dessa forma o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional.

A sociedade brasileira, como a maioria dos outros países capitalistas, é dividida em dois grupos distintos, de um lado a burguesia, conjunto de pessoas que detêm os meios de produção (indústrias, empresas, fazendas, bancos etc.) que acumulam capitais a partir dos lucros arrecadados em suas propriedades produtivas. Do outro lado fica a classe trabalhadora ou proletária, pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de salário.

O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica, no entanto, o país pode ser classificado como semi-periferia.

Essas características são provenientes do alto grau de dependência tecnológica e econômica, fragilidade comercial em relação às grandes potências, dívida externa, grande quantidade de empresas multinacionais, restrita elaboração de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas em países centrais e uma enorme disparidade social.

O Brasil apresenta economia dependente, apesar disso, possui um alto índice de industrialização, com economia diversificada, isso significa que a produção não se limita à produção agropecuária e extração de minérios, existe também um complexo e completo parque industrial que produz aviões, automóveis, softwares, e muito outros equipamentos modernos.


As maiores empresas:

As cinco maiores multinacionais brasileiras em ativos externos, em termos absolutos são: Vale, Petrobras, Gerdau, Embraer e Votorantim Participações. Figuram ainda no rnaking empresas de construção (Odebrecht), logística (América Latina Logística) e celulose e papel (Aracruz).


Brasil ganhando destaque mundial
 Pré-sal
O pré-sal é um achado histórico para o Brasil. É como um cidadão que luta com todas as dificuldades e, de repente ganha alguma coisa nessas loterias que aí estão, e não é qualquer prêmio, por que o que esse projeto trará para o país é de uma grandeza inimaginável.
O pré-sal como os técnicos estão falando, é uma camada de gelo de mais de 700m de espessura, localizada a mais de 5Km de profundidade, isto é, em águas profundas, sob a qual nossos valorosos cientistas da Petrobrás descobriram muito dinheiro, dinheiro preto, amado e idolatrado por todas as nações do mundo - o petróleo. Segundo os mesmos técnicos são mais de 85 bilhões de litros de óleo que colocarão o Brasil como um dos maiores produtores do mundo. O que isso significa? um salto gigantesco como potência mundial.
O Brasil já alguns anos tem mostrado também em outras áreas sua força técnica, como no biodiesel, na siderurgia, na produção de calçados e outros. Precisamos vigiar, estar sempre atento, para que tanta riqueza seja revertida para projetos que beneficiem os mais pobres, os descamisados, criem mais empregos, paguem salários mais dignos, dêm às crianças o que elas têm de direito. Muita coisa ainda precisa ser feito na área ambiental, na proteção das nossas florestas e rios, na proteção e educação de nossos índios.

 G20

O Brasil e outras nações emergentes devem colher uma vitória com a ampliação dos poderes do bloco que reúne os países mais ricos do mundo e as principais economias em expansão.
A expansão dos poderes do G20 e o seu status como substituto do G8 (o grupo formado pelas sete maiores economias mundiais mais a Rússia) era uma das bandeiras do Brasil, bem como o das outras nações emergentes, como a China e a Índia.
Pelo acordo, a agremiação de 20 países terá mecanismos para agir como coordenador global de políticas econômicas e permitir que os países-membros fiscalizem os compromissos firmados por cada um.
A iniciativa foi defendida também pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que vinha reivindicando o que chamou de "um reequilíbrio mundial".
O Brasil cansou de ser emergente
O Brasil irá organizar a Copa do Mundo de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Muitos analistas, ao comentar as votações dos membros do Comitê Olímpico Internacional em Copenhague, na sexta-feira passada, destacaram que, mais que as características técnicas do projeto olímpico do Rio de Janeiro, se premiou a situação geoestratégica brasileira (serão jogos de todo um continente, a América Latina) e a pujança econômica ascendente desse gigantesco país cada vez mais emergente e menos terceiro-mundista.
Em termos de progresso e bem-estar não há dúvida de que Lula e seu predecessor, Fernando Henrique Cardoso, foram muito positivos para o Brasil, cuja economia é a 9ª maior do mundo (maior que a espanhola), mas cujo potencial de crescimento - ajudado pelo maná das gigantescas reservas de petróleo submarinas, recentemente descobertas - pode ajudá-la a escalar, no prazo de uma década, à quinta ou sexta posição do planeta.
O futuro do Brasil, com suas luzes e sombras, determinará sem dúvida o futuro da América Latina, já que sua economia é nada menos que a metade da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário