segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cinema Brasileiro.

Associação Educacional Dr. Paulo Cezar Queiroz Faria
Projeto Circuito de Leitura V


O cinema nacional há muito anos vem se destacando no mercado internacional, quem elevou o nome do Brasil, foi a “Pequena Notável” é assim que ficou conhecida Carmem Miranda, que na verdade sua nacionalidade é portuguesa mais como veio bem pequena para o Brasil adotou nosso país como sua pátria mãe.
Apartir daí o cinema nacional vem se destacando e sendo requisitado para receber prêmios como o Oscar, Palma de ouro, Festival de Canes, Festival de cinema de Gramado.
Filmes como “Os dois filhos de Francisco”, “Se eu fosse Você”, “Tropa de Elite”, “Xuxa só para Baixinhos”. Elevou o nome o nome do Brasil internacionalmente.
Cineastas Americanos, Espanhóis, Italianos, estão fascinados com as historias do nosso cinema, isso é um ponto positivo já que o nosso país sempre é visto como país emergente e cheio de prostituição, fome, miséria, crimes e políticos corruptos.
O nosso cinema cresceu tanto que já estamos exportando atores como é o caso de Sônia Braga, Rodrigo Santoro, Sandra Braga, Carol Castro, e outros que com certeza também caíram nas graças do Cinema Internacional.

Em 2003, o cinema brasileiro atingiu a espantosa marca de mais de 20% da fatia do mercado nacional, segundo especialistas na área, um recorde, tendo em vista os problemas que a economia enfrentou nos últimos anos aliados às medidas governamentais que, em 1990, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, praticamente extinguiram as verbas para a produção cinematográfica no Brasil.
“Na visão de Hingst, outro fator que poderia ser melhor explorado para a promoção do cinema brasileiro é a questão da divulgação dos filmes. Segundo ele, a maioria das produções nacionais não chega ao conhecimento do público porque não conta com forte publicidade como as produções patrocinadas pela Globo Filmes, por exemplo. "A maioria das pessoas não conhece os filmes que acabaram de ser lançados porque eles entram em cartaz sem divulgação, exceto, é claro, as produções que contam com a parceria da Globo Filmes e são divulgadas na Rede Globo de Televisão".

Receptividade do público
Cada vez mais o público tem ido aos cinemas para conferir as produções nacionais. Uma prova disso é que apenas no ano passado, no Brasil, das 22 maiores bilheterias que receberam mais de 22 milhões de espectadores, oito são nacionais. Para especialistas, toda essa receptividade está intimamente ligada à diversificação dos gêneros das produções. "Estamos vivendo mais um boom do cinema nacional, mas desta vez de uma forma diferente. Estamos diversificando a produção e isso é muito importante, afinal, é um dos motivos que leva cada vez mais o público brasileiro ao cinema".


Brasil: Pólo de cinema da América Latina?
Com todo esse avanço, especialistas afirmam que o Brasil tem grandes chances de se tornar um pólo de cinema. É claro que qualquer tipo de competição ou comparação com a indústria cinematográfica norte-americana é ilusória. Porém, na América Latina, ao lado da Argentina e do México, essa é uma possibilidade que começa a ser vislumbrada. "Sem dúvida o cinema brasileiro já está sendo visto dessa forma na América Latina e até mesmo nos Estados Unidos. O próprio Presidente Lula afirmou que, enquanto o mercado brasileiro cresceu 11% nó último ano, o cinema nacional subiu 180%, isso é muito importante".

Consolidação
Na visão dos especialistas, todo esse avanço do cinema nacional tende a continuar. Entretanto, eles insistem que a criação de políticas governamentais em apoio à cinematografia brasileira é fundamental para que essa retomada não sofra um declínio como já aconteceu anteriormente. "É importante conseguir consolidar essas posições que o cinema conquistou com maior profissionalismo, além de criar outros mecanismos para a produção, já que as leis de incentivo começam a dar sinais de esgotamento".
O cinema brasileiro ainda não pode ser considerado uma indústria, mas o Brasil é um país que está produzindo muito e levando sua cultura e seu povo para as salas de cinema, o que já é visto com grande interesse, inclusive fora do país. "Ao mesmo tempo em que temos Cidade de Deus"
Concorrendo ao Oscar, temos `Do outro lado da Rua´, com Fernanda Montenegro, em Berlim. Estamos indo com muita facilidade para o exterior. Se não tivéssemos qualidade, não teríamos esse reconhecimento dentro e fora do país".


Trabalho realizado pelos alunos do sexto ano escolar:
Felipe Diniz, Matheus Matos, Beatriz Webert, Lorrayne Cunha e Jackeline Fernandes.
Professora orientadora: Cassia Viegas.
Cinema Brasileiro
Cordeiro - RJ - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário