segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Categorias Musicais Brasileiras

Axé music
Em 1985, a música "Fricote", do baiano Luiz Caldas, inaugura oficialmente o movimento axé music. A axé music é caracterizada pelo forte uso da percussão baiana como o repique, timbau e surdos. Em geral, as letras falam da sensualidade do corpo, do requebrar dos quadris e de danças, cheias de ironia e segundo sentido.


Bossa Nova
Em 1958, com a canção "Chega de Saudade" (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), gravada por Elizeth Cardoso é inaugurada, oficialmente, a bossa nova.

Choro
Em 1880 surge o choro (chorinho), no Rio de Janeiro, através de pequenos grupos instrumentais. As festas das quais os chorões participavam já eram chamadas de pagodes. Esta é também a época das serenatas de fins de noite.

Forró
É uma festa popular brasileira, de origem nordestina e a dança praticada nessas festas é conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão-que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.


Jovem Guarda
Em 1965, o cantor Roberto Carlos, o Rei da Juventude nacional na liderança do movimento Jovem Guarda, apresentando um programa semanal homônimo de televisão, na TV Record, na capital de São Paulo, ao lado de Erasmo Carlos, Wanderléa e convidados como Eduardo Araujo, Martinha, Rosemary, Ronnie Von, Antonio Marcos. Enquanto gênero musical, a Jovem Guarda, que surge em 1963, também ficou conhecida como yê-yê-yê – a versão brasileira do rock mundial.


Rock do Brasil
Em 1980-87, em busca de novas alternativas musicais parte da juventude brasileira de classe média p uma nova onda de rock e pop apoiada no movimento pós-punk “new wave”, que domina totalmente o cenário musical nacional. Daí surgem Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana (Renato Russo), Barão Vermelho (Cazuza e Frejat), RPM (Paulo Ricardo), Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Lobão, Biquini Cavadão, Ratos de Porão (João Gordo), Inocentes e outros.

Maracatu
É uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII.
Foi criado para formar uma critíca as cortes portuguesas.

Funk Carioca
Em 1970, surge no Rio de Janeiro um fenômeno que se caracterizaria como tipicamente carioca – os bailes funk. Os "bailes da pesada", como eram conhecidos, foram espalhando-se para os clubes do subúrbio. Com a proliferação de uma multidão de dançarinos populares adeptos do movimento, trajados com roupas black de ocasião, cabelos afro, sapatos plataforma coloridos, esse movimento se expandiu.

Música Sertaneja
Em 1914 canções sertanejas se popularizam entre as classes média e alta, música sertaneja poderia também compreender o xaxado, o baião e toda manifestação musical das regiões Norte-Nordeste.


Pop eletrônico
Quase no final dos anos 90, presencia-se uma certa corrida à chamada música pop eletrônica , mas como efeito de arranjos musicais, uma vez que o gênero técnico não admite vocal.
À exemplo do que ocorre nas grande capitais do mundo há dez anos, o Brasil começa a viver o auge do culto aos DJs, que produzem as grandes festas ao ar livre chamadas de 'raves', ou em casas noturnas, e lançam CDs com remixagens e temas de suas preferências. A remixagem (o remix) é uma das manifestações mais modernas do momento.

Marchinha de Carnaval
Marcha de carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo.

Moda de viola
É uma expressão da música caipira brasileira que se destaca como sendo seu maior exemplo, entre outros ritmos e estilos formados a partir das toadas, cantigas, viras, canas-verdes, valsinhas e modinhas, união de influências européias, ameríndias e africanas.

Música nativista
É um gênero musical brasileiro característico do Rio Grande do Sul e que tem como temas principais o amor pelas coisas do estado, pelo campo, pelo cavalo, pelos rios e pela mulher.

Pagode
È um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu. Na verdade o pagode não é exatamente um gênero musical. O pagode, na verdade, era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou se tornando sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o rítmo, é a música Pagode de Brasília gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba. O termo pagode, começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical. Isso pode ser bem percebido pela letra "Pagode do Vavá" de Paulinho da Viola, "Pagode pra valer" de Laci Brandão ou qualquer outra do grupo Fundo de Quintal, considerado por muitos o primeiro grupo de pagode do Brasil. Acabou se tornando uma referência para os leigos que falam sobre pagode, forró ou axé. Sendo que nenhum destes são gêneros musicais ou mesmo ritmos. E atualmente é usado de forma pejorativa por alguns e de forma descabida inclusive por "músicos do Gênero".


Cantores brasileiros de Sucesso Internacional

Roberto Carlos. É o único artista latino-americano a superar a barreira dos 100 milhões de cópias vendidas. Perto dele, na América latina, só a cubano-americana Gloria Estefan com pouco mais de 90 milhões. Roberto Carlos é ídolo em países como México, Chile e Argentina, além de ser bastante respeitado em alguns países europeus como Itália e Espanha.


Daniela Mercury. É considerada a "rainha do Axé" com mais de 12 milhões de discos vendidos. Destes 3 milhões foram vendidos no exterior, principalmente em Portugal, França, Argentina e Chile. Seu maior êxito no exterior foi "Rapunzel" alcançando o top 10 francês. É a artista que mais vendeu em Portugal com apenas um álbum: "Feijão com Arroz" chegou a superar 300 mil cópias naquele país. Essa marca sequer foi superada por cantores portugueses.

Marisa Monte. É atualmente a mais bem sucedida cantora de MPB dos últimos 20 anos. Com mais de 9 milhões de discos vendidos, Marisa se tornou bastante popular com "Bem Que Se Quis", seu primeiro êxito num álbum que vendera mais de 01 milhão de cópias em 1989/1990. Bastante respeitada na Europa, Marisa acaba de entrar para o hall de cantoras brasileiras conhecidas também na Ásia, em especial Japão e Coréia do Sul.

O Sucesso Internacional da Bossa Nova

No início dos anos 60 músicos americanos como Ella Fitzgerald e Herbbie Mann visitaram o Rio de Janeiro e tiveram contato com a bossa nova, o que os levou a divulgá-la nos Estados Unidos. Mas foi somente em 1962 que dois clássicos do gênero, “Desafinado” e “Samba de uma Nota Só”, foram gravados em uma versão instrumental pelos músicos americanos Stan Getz e Charlie Byrd, vendendo mais de um milhão de cópias.

Nesse mesmo ano, aconteceu o primeiro show de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, com a participação de João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Roberto Menescal, Sérgio Mendes, Luiz Bonfá e Agostinho dos Santos.

LAURA PAUSINI
Admiradora da música brasileira
“Sou uma admiradora e consumidora da música brasileira, tenho verdadeira paixão pela riqueza. Já conhecia o trabalho do Gil e quando pintou a oportunidade de cantar com ele não pensei duas vezes, adoro Gil, em especial Flora (Flora Gil,é esposa de Gilberto Gil), que é bem parecida comigo, fala muito, gosta de rir. Gil é mais quietinho gosta de ficar observando.” LAURA PAUSINI



FRANK SINATRA JR.
Admirador da música brasileira
"Desde pequeno ouço música brasileira, ao longo de minha vida escutei muita bossa nova e sou, assim como meu pai era, um admirador da cultura brasileira".
Frank Sinatra foi um dos grandes difusores deste ritmo, e conseqüentemente da música brasileira para o mundo.


Bibliografia
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4ADBS_pt-BRBR286BR287&um=1&sa=1&q=bossa+nova+no+exterior&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=
http://www.caras.com.br/edicoes/769/textos/frank-sinatra-jr-realiza-sonho-e-visita-floresta/
http://www.flogao.com.br/Modulos/Flogs/ReadNews.aspx?id=2371450&idflog=4898716
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

GRUPO: BERNARDO, GABRIEL, JOÃO VITOR, VINICIUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário