segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como os estrangeiros vêem o Brasil

Europeus, americanos e japoneses ainda vêem o Brasil como a terra do pandeiro, carnaval e futebol. Mas os estrangeiros que vivem aqui sabem que muitos dos clichês que definem o país no exterior estão longe da realidade.

Para saber como anda a nossa imagem lá fora, a Revista Marie Claire conversou com seis jornalistas internacionais. A idéia não é fazer um retrato político ou econômico, mas entender como o mundo vê o Brasil. A Revista também convidou publicitários para criarem anúncios capazes de vender um produto que nasceu como pátria dos papagaios, cresceu usando chuteiras e exibe um índice de violência de proporções amazônicas.

O português às vezes esbarra na gramática e na fonética, mas a dificuldade com o idioma "complicado" é apenas um detalhe para os jornalistas estrangeiros que escolheram o Brasil para viver. Eles são cerca de 300, um pequeno exército de autores de nossas histórias que correm mundo afora. "O Brasil tem contrastes, é muito rico e pobre ao mesmo tempo. Para um estrangeiro, fica difícil entender isso logo de cara. Mas é mais difícil ainda explicar essa diversidade lá fora", resume o americano Jeb Blount, de 41 anos, jornalista da agência Bloomberg.

Ralf Peterhanwahr, 39 anos, assessor de imprensa, Mainz/Alemanha
O que sei do Brasil é que perdemos a Copa para vocês, que têm o melhor time de futebol do mundo. No Rio de Janeiro há favelas e existem muitas pessoas pobres. Já ouvi falar do carnaval da Bahia e de Lula, o novo presidente. Sem esquecer das mulheres bonitas.
Depoimentos:

Ernest Hoplitschek, 57anos, dono da galeria de arte Fluctus, Colônia/Alemanha
Sei que o Brasil é o maior país da América do Sul e que a capital é Brasília. Foi construída pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O novo presidente chama-se Lula e que ele pretende fazer uma reforma social no país, acabando com as favelas. Já ouvi falar em Copa.

Ursula Leitzbach, 47 anos, gerente de lavanderia, Maintal/Alemanha
Não sei muito sobre o Brasil. Só ouvi falar de Pelé, samba, futebol e de mulheres e homens bonitos.

Fena Maltsew, 42 anos, comerciante, Antuérpia/Bélgica
Sei que o Brasil é um grande país e que tem uma cultura especial.

Ruben Verwilligen, 38 anos, vendedor, Almere Haven/Holanda
Já escutei a respeito do carnaval brasileiro, do futebol que é muito bom e sobre as mulheres do Brasil... Também da festa que os brasileiros fizeram por aqui quando a seleção ganhou a última Copa do Mundo. Todos estavam na rua, com mulheres dançando e gritando “é campeão”.


Equipe: João Paulo , Lucas , Luis Gustavo e Luiz Eduardo
Ano Escolar: 6º
Disciplina: História
Professora: Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário